COMO ORGANIZAR LIVROS

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

By: Suzana Lossio

Hoje o post é especial.
Foi escrito pela personal organizer e designer de interiores Suzana Lossio que topou escrever esse post sobre organização aqui pra gente.

E hoje vamos conversar um pouco sobre como organizar nossos livros?

Foto do pinterest

O primeiro passo é categorizar os livros por contexto: existem os livros didáticos, os de ficção, auto-ajuda, temáticos (fotografia, viagens, pets, etc). Separe uma pilha para cada um desses. A ideia é levar essa separação que citei como uma base, mas pode ficar livre para categorizar ainda mais se tiver muitos livros em uma mesma pilha.
Depois, vem a etapa de avaliação. Isso mesmo! Precisamos avaliar se todos os livros que temos ainda possuem a necessidade de serem guardados. No caso de livro didático, por exemplo, as informações podem estar desatualizadas. Podem haver livros rasgados, faltando página, enfim... vale dar uma olhada em todos e verificar se não está na hora de abrir espaço para novos livros!
Quando tiver certeza de todos os livros que ficam e eles já estiverem separados, siga os passos abaixo pilha por pilha:

1. No espaço que dispor, veja em qual local colocará cada pilha (que significa um mesmo contexto). Por exemplo, os didáticos ficam muito bem no escritório, os temáticos ficam bem como itens de decoração em locais como sala de estar, os de ficção e auto ajuda próximos ao local que usa para leitura (quarto, estante de livros, etc). Mas a ideia principal aqui é ter um espaço determinado para cada contexto. Se tiver apenas uma estante, separe os contextos por prateleiras.

                                                                Fonte: Depois dos Quinze


2. Organize seus livros por ordem alfabética (pode ser de autor ou título... vai se sua maior referência pessoal). Dessa forma ficará muito mais fácil achar o livro que procura em uma estante. Podemos organizar livros por tamanho quando formos utilizá-los como itens de decoração, podendo inclusive coloca-los deitados (exemplo dos temáticos).

                                                                      Fonte: Mais uma Página


3. Quando recolocar os livros no local escolhido, coloque-os na vertical com o título do livro sempre a vista, para facilitar sua busca. Pode colocar também alguns livros deitados para ficar esteticamente legal e serem usados como apoio dos livros verticais.



4. Uma opção que possui, mas muito legal se tiver um pouco mais de tempo, é fazer uma lista no computador de livros que possui. Manter esse arquivo pode ajudá-lo a saber quais livros já leu em sua vida, quais ainda possui...fica um arquivo pessoal e de lembranças! Se tiver o hábito de emprestar livros, é legal ter também um arquivo com quais livros emprestou para quem, assim não perde seu paradeiro.


5. Por fim, deixe os que está lendo sempre em sua mesa de cabeceira ou local de fácil acesso, para sempre que tiver um tempinho já tê-lo por perto.


Boa leitura!!



Suzana Lossio
Autora desse texto. É personal organizer e designer de interiores. Criou a empresa S.Lossio – Soluções em Organização para auxiliar as pessoas a terem mais qualidade de vida através da organização e conforto em seus lares e locais de trabalho. Conheça um pouco mais de seu trabalho no site www.slossio.com e pelos telefones (41) 9693-9774 / (41) 3339-7707

4 comentários:

  1. Quando eu tiver a minha casa quero ter um cômodo reservado só para os livros. Tenho tantos! Amo ler um bom livro evangélico e sempre que tenho oportunidade de adquirir um, adquiro. Sou professora de História, então imagine a quantidade de livros didáticos na minha estante rsrs, fora os livros da faculdade. Pra completar, meu namorado tem mais livros que eu, ou seja, eles vão precisar de um cantinho especial.
    Adorei o post, são dicas simples, mas que ajudam bastante na organização.
    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, imagino o quanto de livros vocês têm rs. Acho bacana aquelas prateleiras cheias de livros, dá a impressão que a pessoa é intelectual rs.

      Obrigada Ligiane :D

      bjoo

      Excluir
  2. Uau, como vc tá chiqueeee! Eu acho legal organizar por ordem alfabética, e fazer uma listinha no computador tbm é super interessante! Quem sabe um dia, quando minha coleção estiver bem grandona, eu faça, que por enquanto dá pra contar nos dedos! kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá igual eu, dá pra contar nos dedos quantos livros eu tenho rs, mas isso vai mudar e vou ter muito livros e vou organizar eles em ordem alfabética :D

      bjooo

      Excluir