LIVRO: O PROJETO ROSIE

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

By: Mayara Camargo

Eu não sou muito boa em fazer resenha de livro mas sigo a tática de que tudo que a gente pratica com frequência acaba, com o tempo, se tornando fácil e cada vez melhor. Então, se eu parar de resenhar livros vou continuar sendo ruim em fazer resenhas e se eu continuar, posso um dia fazer com que alguém leia um livro só porque gostou muito da minha resenha...

O livro que escolhi é de romance, mais para uma comédia romântica na verdade: O Projeto Rosie do escritor  Graeme Simsion.





A história é narrada em primeira pessoa, pelo personagem Don Tillman que é professor de genética, tem 39 anos, mora sozinho, solteiro, bonito e está a procura de uma esposa ideal. 

Don é uma pessoa que segue a risca seus cronogramas, calcula cada minuto do seu dia para que não haja desperdício de tempo e tem péssima habilidade social. Mesmo assim, ele resolve criar o Projeto Esposa que é um enorme questionário em que as candidatas respondem as perguntas e Don as escolhe através das respostas que elas deram.

Mulheres fumantes, que não praticam atividade física, que não gostam de matemática e muitos outros critérios, são excluídas da lista de Don, pois não se encaixam no seu perfil de mulher ideal, até encontrar Rosie.

Rosie Jarman, é fumante, não pratica atividade física, trabalha em um bar e se veste de um jeito diferente. Então, ela não seria nem de longe a esposa ideal para Don.

Os dois passam a se conhecer melhor, tornam-se amigos e Don cria o Projeto Pai, para ajudar Rosie a encontrar seu verdadeiro pai. Esse projeto aproxima cada vez mais os dois, porém Don, insiste em pensar que Rosie não é uma boa escolha como parceira enquanto ela, finge sentir apenas amizade por ele.

Depois de várias tentativas nulas de conseguir uma esposa adequada ao seu perfil, o Projeto Esposa é anulado e Don começa a aflorar seus sentimentos por Rosie. Quase sendo tarde demais, ele cria o Projeto Rosie para conquistá-la e desvenda quem é o verdadeiro pai dela, que sempre esteve mais perto do que ela imaginava.

Com um pouco de comédia, Rosie se torna a esposa adequada ao perfil de Don e o Projeto Rosie se torna bem sucedido.



O que achei do livro:

Bem, eu li o livro em mais ou menos três dias, mas não me conquistou tanto assim. Achei que teve muita explicação desnecessária, o que fez com que a parte romântica fosse se prolongando cada vez mais. O livro já tava quase no final e momentos que deviam ter acontecido bem antes, estavam demorando para acontecer, isso foi o que me fez ler o livro tão rápido, para chegar logo na parte que Don e Rosie se beijam. Rs.

Isso não quer dizer que o livro seja tediante e chato, não, é só algumas partes que podiam ser resumidas ou nem precisavam ser contadas. Mas em si, a história é divertida, ou melhor, o personagem Don é divertido pelo jeito que escolhe sua futura esposa e pelo modo como vive.

Ele faz o estilo homem bonito, charmoso e nerd que vemos nos filmes de comédia romântica, aliás, fiquei sabendo que esse livro vai virar filme \o/

Uma coisa que tive que anotar, é quando Don recebe uma lista com vários filmes românticos para ele assistir. Depois que terminei de ler o livro, fui assistir um dos filmes indicados e chorei um monte, o filme é As Pontes de Madison, lindo lindo.

Enfim, eu gostei do livro, é gostosinho de ler, mas não esperem um super romance.

De 0 a 10 eu daria 7

E vocês, já leram esse livro? Ficaram curiosas para ler?

Beijo

Um comentário:

  1. Ai eu preciso achar um tempinho pra ler a minha imensa lista de livros! kkkkkkkkkk Eu já li resenha desse livro uma vez em algum lugar e já tinha achado super interessante, agora fiquei mais curiosa ainda! Quando vi só a foto na fan page, pensei que fosse livro de decor! rsrs

    ResponderExcluir