SALA PARA APARTAMENTO PEQUENO

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

By: Mayara Camargo

Eu acho muito bacana quando visito ou vejo na internet algum apartamento pequeno em que a pessoa soube aproveitar muito bem o espaço da sala. Pra mim, isso prova que é possível sim, ter uma casa linda mesmo tendo pouco espaço. É só uma questão de sentar, analisar o espaço, buscar bastante inspiração e encaixar as ideias no seu ambiente.

Separei algumas salas pequenas pra gente ver alguns pontos que são bem relevantes na hora de escolher os móveis, cores e objetos de decoração.

#DICA 1: Lugares para sentar

Na maioria das vezes, a única possibilidade de montar uma sala de apê pequeno é usar uma parede para tv e outra para sofá, fazendo com que tenha apenas um sofá de dois ou três lugares. Mas é possível aumentar alguns assentos usando puffs, seats garden ou poltronas. 

Os puffs podem ser usados no lugar da mesa de centro, encaixado na estante ou nas laterais do sofá. Um ou dois puffs já são suficientes ou, conforme o tamanho da sala e o tamanho do puff, dá para acrescentar mais unidades. A mesma coisa para os seats garden, já fiz um post sobre eles AQUI, que ficam lindos como decoração e ao mesmo tempo, acrescentam mais assentos na sala.

Já as poltronas, por serem maiores, dá para usar de uma a duas, pois é importante que sobre espaço para circulação sem ter que ficar arrastando elas do lugar para passar.




#DICA 2: Móveis

Na parede da TV o bacana é fazer uma estante baixa com gavetões ou nichos. A cima da TV, você pode optar por colocar prateleiras ou deixar apenas o painel, papel de parede, textura etc. O importante é não sobrecarregar os móveis com objetos decorativos, pois eles podem poluir visualmente o ambiente.

Hoje em dia os painéis de TV estão bem modernos e não precisam ser apenas daqueles de madeira, planejados. Podem ser de pastilhas, mostrei alguns modelos AQUI, a pastilha de Bamboo fica linda como painel de TV. Outro revestimento é o papel de parede que dá uma boa diferenciada.






#DICA 3: Cores

A sala só funciona bem, como as das fotos, se as cores estiverem certas. E acertar as cores não é tão complicado assim. Por exemplo, se o painel da TV é escuro, os outros móveis ficam melhor com cores mais claras ou se os móveis forem escuros, o painel da TV fica melhor com uma cor mais clara.

O sofá acompanhando a tonalidade dos móveis fica visualmente melhor, porém, para quem gosta de sofá colorido é importante deixar os outros móveis com cores mais neutras, que independentemente da tonalidade, vão combinar com o sofá colorido.

Se a sala em sua maioria for mais clara, é possível brincar mais com as cores nos objetos decorativos, já se ela for um pouco mais escura, fica bacana escolher uma única cor para decoração e misturar em ambos os casos um pouco de plantas e flores para dar uma quebrada nas cores iguais.

Pensar na cor da cortina e no tecido dela também pode mudar o seu ambiente. Cortinas com tecidos mais leves, com cores claras e sem muitos detalhes deixam a sala mais leve.







#DICA 4: Bom senso

Nada melhor que o bom senso para decorar qualquer ambiente. Lembrar de que tudo em exagero não é bonito. Deixar pouco espaço para circulação só pela vontade de ter o sofá que você tanto quer e que é enorme para o tamanho da sua sala é um grande equívoco. Colocar uma televisão GG em uma sala P também não fica bom assim como deixar os objetos amontoados por falta de espaço que não fica nada bacana.

Antes de comprar, meça e tenha certeza de que realmente cabe no seu ambiente e se não vai atrapalhar. Desenhe seu ambiente em programas ou até mesmo a mão, assim você pode ter uma noção do que cabe e o que não cabe.

Busque inspirações na internet que sejam mais ou menos o tamanho do seu ambiente para não se frustar depois de ter comprado tal inspiração.

Não decore pensando no que os outros irão pensar, decore pensando do que você realmente gosta, pois o que é bonito para você pode não ser para os outros. Por isso, a sua casa tem que ser a sua cara para agradar a você. E aqui entra também o bom senso que vai além de deixar bonito ou não, ele é também questão de funcionalidade. 




Essas foram algumas dicas, tem muitas outras mas iriam deixar o post bem longo, então ficam para outro post.

Se tiverem dúvidas, eu ajudo, rs.

Beijo

2 comentários:

  1. May, parabéns pelo post, amo suas dicas e informações mega válidas!
    Eu tenho a casa tão escura e incômoda, que não vejo a hora de poder reformar e deixar tudo claro, pois dá aquela sensação de ambiente maior e mais aconchegante com os móveis certos!
    Adoreiiiii
    Bjuuu
    www.blogregianebotazzoli.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own, muito obrigada Reeh, tenho certeza que sua casa vai ficar linda com você pensando assim :D

      bjooo

      Excluir