RODAPÉ EMBUTIDO

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

By: Mayara Camargo

Uma das boas ideias que meu marido trouxe do Mato Grosso do Sul, foi o rodapé embutido, até então, eu nunca tinha visto aqui em Curitiba e só fui ver lá no MS mesmo, pois lá a maioria das casas que fui os rodapés são todos embutidos.

Para quem nunca viu, fica assim:

Fonte: Arte Porcelanato

Aqui em casa o marido nem perguntou se eu queria rodapé embutido ou recuado da parede, simplesmente fez do primeiro modo pois sabia que eu iria gostar. Amei! Logo de cara, quando eu vi tudo colocado, já imaginei os móveis rentes com a parede, coisa que com o rodapé recuado não acontece.

Fonte: arquivo pessoal

O reboco não é feito até o chão. Aqui em casa foi deixado um pedaço sem rebocar de mais ou menos 12 cm, pois nosso rodapé tem 10cm de altura e daqui uns anos, como nós pretendemos trocar o porcelanato junto com os rodapés (por causa dos problemas das manchas), vamos colocar um rodapé maior estilo Santa Luzia, só que, embutido rs.

Fonte: arquivo pessoal

Depois de colocado o rodapé, é passado uma massa ou gesso para tampar o buraco e fica 100% rente com a parede.

Nas casas que o marido tem feito por aqui, ele fala do rodapé embutido e os clientes topam que ele faça assim e depois, reconhecem que realmente fica bom, principalmente na hora de instalar os móveis.

Hoje mesmo, eu vi um site de arquitetura dizendo que é errado colocar rodapé embutido e que ele não foi feito pra isso. De cara já vi que era um equívoco essa afirmação, principalmente após ler um comentário, nesse mesmo post, de uma pessoa que entendia do assunto, afirmando o contrário. 

Lembrei do que o marido me falou quando perguntei o por que das pessoas não fazerem as casas com rodapé embutido:

Alguns pedreiros tem preguiça de cortar o reboco ainda mole, e depois ter que passar massa novamente para tampar o buraco

Alguns pedreiros não tampam o buraco direito fazendo com que fique desnivelado com a parede, mostrando aquelas torturas horríveis

3º O rodapé embutido é cobrado a parte para colocar, já o tradicional é incluso.

4º Tem gente que prefere o rodapé recuado, para fora da parede 


Fonte: Dicas de Arquitetura

E como tudo tem suas vantagens e desvantagens vou listá-las aqui sobre o rodapé embutido. Se vocês lembrarem de algum item me avisem rs...

Vantagens:
 - Fica rente com a parede permitindo que os móveis fiquem bem encostados nela
 - Não junta poeira igual o rodapé comum
 - O espelho pode continuar até o chão, sem ter que tirar o rodapé ou ter que parar nele. (esse item é aconselhável apenas em casos onde o espelho não fique na mira dos pés)

Desvantagens:
  - como os móveis ficam rentes com a parede, nesse caso, a chance de ter a parede riscada é maior, mas isso acontece só com os móveis que não são fixos.

Vale lembrar que esse tipo de rodapé só fica bonito se tiver um ótimo acabamento e fica melhor ainda se for retificado, pois se tiver a borda meio arredondada o rodapé não fica totalmente rente com a parede.

Vocês já sabiam do rodapé embutido? Qual preferem, tradicional ou embutido?

Beijo

9 comentários:

  1. Olá, Mayara! Achei muito instrutivo este post! Eu não conhecia essa variação de rodapés e também achei interessante a possibilidade de fazê-lo embutido. Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não fosse o marido eu nem teria conhecimento também, mas tá aí mais uma opção para colocar nos projetos rs :D

      bjoo

      Excluir
  2. Para ambientes mais modernos acho que o embutido vai bem. Agora, para os mais clássicos, adoro um perfil mais trabalhado, além de gostar que ele fique em outro plano, com destaque. De qualquer maneira, acredito que ele proteja mais as paredes por proporcionar este afastamento, mas visualmente eu poderia adotar tanto um quanto o outro, só dependendo do estilo do cliente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que fiquei sabendo da possibilidade de embutir o rodapé, agora só acho que fica bonito um tipo recuado da parede, que é o Santa Luzia. Já pela proteção é só no caso dos móveis riscarem a parede, de resto é a mesma coisa. Digo isso por não notar diferença aqui nos rodapés de casa quanto a proteção rs.

      Eu também, para clientes, adotaria tanto um quanto outro, vai do gosto deles :D

      Bjoo

      Excluir
  3. Exatamente, para esse material da Santa Luzia e similares. Aqui em casa usei o rodapé 444, meu perfil clássico preferido! Quanto ao material o da Santa Luzia não é meu preferido, mas esse modelo acabou me vencendo pela beleza!

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca tinha atentado pra esse detalhe do rodapé, mas gostei, fica muito bonito assim, embutido. Fica bem moderno, né?

    Beijos!
    www.baudabijou.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica bem bonito, é uma coisa que muita gente repara, porque é diferente e moderno mesmo rs :D

      bjoo

      Excluir
  5. Oi, Mayara

    Ter loja física sempre foi uma vontade minha, mas vou ver como minhas criações são aceitas e dar os passos com segurança. Definitivamente faz parte dos meus planos para o futuro!

    ResponderExcluir
  6. Poxa, queria tanto ter feito isso aqui em casa, mas as paredes já estavam prontas e daria muito trabalho pro meu pai quebrar e fazer e ele já tava cansadão de trabalhar sozinho tanto na casa da minha irmã como na minha, daí deixei pra lá! :/

    ResponderExcluir