UMA SALA E SEIS POSSIBILIDADES DIFERENTES

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

By: Mayara Camargo

Ultimamente eu tenho desenhado alguns ambientes no computador, só para ir praticando mesmo, e sempre na hora de escolher a cor das paredes eu testo diversas opções até chegar na que eu vejo que ficou melhor. Aí eu pensei que isso também acontece na vida real, quando estamos em dúvida na hora de escolher a cor da tinta da parede ou até mesmo a cor dos móveis.

Então, eu desenhei uma sala bem simples e fui mudando as cores da parede que fica atrás do sofá. Salvei todas as imagens e fiquei analisando como as cores realmente podem mudar, e muito, um ambiente. Vejam:

1ª Sala: Parede vermelha (cor quente)

O vermelho por ser uma cor quente, tende a fechar o ambiente, assim como qualquer outra cor em sua tonalidade mais forte. É uma cor viva, perfeita para cidades mais frias por transmitir uma sensação de ambiente mais quente e, se usada com cuidado, não fica enjoativa.

Como eu usei um sofá bem clarinho, quase branco, deu uma quebrada na parede vermelha e deu um ar mais aconchegante, diferente de um sofá escuro que iria pesar o ambiente. 

Os quadrinhos na parede também ajudaram a diminuir o vermelho dando um contraste bem bacana.




















2ª Sala: Parede azul (cor fria)

Se as cores quentes são perfeitas para lugares frios, as cores frias são perfeitas para lugares quentes, no caso o azul que é uma cor que acalma e transmite a sensação de ambiente mais fresco. Comparando a sala vermelha com a azul, percebe-se que a segunda possui o ambiente mais leve e visualmente mais amplo.

O sofá e os quadrinhos também possuem o mesmo efeito da primeira sala, quebrando a cor forte e permitindo que o azul não fique enjoativo.













3º Sala: Parede cinza (cores neutras)

Olhem a diferença que já deu. Aqui a sala ficou bem mais leve, mais arejada e com mais possibilidades de colocar cores diferentes. O sofá poderia ser de qualquer outra cor, ou mesmo clarinho assim, que não iria interferir em nada.

Eu só mudaria os quadrinhos para outro mais vivo, com mais destaque.

O que deu um bom contraste foi a cor do piso e da mesa de centro...



















4ª Sala: Papel de parede florido com fundo claro

Aqui a sala continua leve, clarinha e fresca mas com uma corzinha a mais do papel de parede.

Eu gostei bastante do resultado dessa sala, mas novamente mudaria os quadros, eles ficaram perdidos ali no meio das flores do papel de parede. Mudaria também, a cor do abajur, talvez para um preto. O restante continuaria igual.

Papel de parede é sempre uma ótima escolha para quem quer mudar o ambiente de forma rápida. Uma boa substituição é coloca tecido, ficando bem mais barato e com inúmeras estampas. 




5ª Sala: Papel de parede colorido

Há quem goste de um ambiente bem colorido, o que não é proibido e pode ficar bem bacana. Aqui, o papel de parede bem colorido já contem bastante informação e o restante das paredes mais claras assim como o sofá ajudam a harmonizar a sala.

Poderia até colocar mais cores na sala, como por exemplo, poltronas com umas das cores do papel de parede e almofadas no sofá.

Os quadrinhos também ficaram perdidos ali e eu deixaria sem quadros ou trocaria por uns com pouca informação.



6ª Sala: Parede revestida com pedra São Tomé   


Eu já vi parede de sala revestida com pedra São Tomé e ficou muito lindo, ainda mais com spots direcionados para a parede. 

Aqui eu coloquei essas pedras com misturas mais escuras, mas eu daria preferência para aquelas mais clarinhas que deixa um visual ainda melhor, mas no programa não tinha delas. Enfim, o ambiente fica um pouquinho mais rústico e pede algumas folhas verdes do lado do sofá.

É uma escolha diferente e fica bem charmoso.


E para visualizar melhor, um gif...



Qual sala vocês preferem? Eu prefiro a 4ª sala e em todas elas colocaria almofadas no sofá rs.

Me digam qual preferem.

Beijo

4 comentários:

  1. Respostas
    1. rsrsrsrs da vermelha né? Que coincidência, sua sala é vermelha rsrsrs. Fica lindo mesmo :D

      bjoo

      Excluir
    2. Eu gostei do papel de parede florido, muito lindo!

      Excluir
  2. Muito interessante. O papel de parede colorido achei que ficou muito bom!

    ResponderExcluir