ESPAÇO DE CIRCULAÇÃO IDEAL - 4

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

 By: Mayara Rigo

Ao começar a decoração da sua casa, umas das primeiras e mais importantes coisas a se levarem em consideração é o tamanho do móvel e o espaço de circulação, ou seja, a ergonomia do ambiente. É lindo ver uma casa funcional e as "regrinhas" para ter uma assim são simples mas não são as mesmas para todos os casos. Vamos ver como elas funcionam:

*Todas as imagens foram tiradas do Google e algumas medidas podem variar um pouco.

QUARTO

A passagem para entrar e sair da cama é de no mínimo 60cm. Essa medida digamos que é padrão para a maioria das circulações, uma vez que o corpo humano tem em média 60cm de frente.

A circulação que está entre a cama e o guarda roupa será de 60cm se o guarda roupa for com porta de correr. Se as portas forem de abrir é preciso considerar os 60cm+o tamanho da abertura da porta.



SALA DE JANTAR

Na sala de jantar devemos considerar uma passagem maior que 60cm, pois é interessante que tenha espaço para pessoas sentadas e ao mesmo tempo, que possa passar alguém por trás da cadeira. Então, o mínimo seria 90cm.

Já, se existir um móvel na sala de jantar, por exemplo um buffet, é preciso considerar o espaço para pessoas sentadas+espaço para poder passar alguém por trás da carteira+espaço para poder pegar comida no buffet. O ideal então, é a circulação com 1,20m.








SALA DE ESTAR

Na sala de estar temos mais coisas para considerar. A circulação entre sofá e mesa de centro irá depender do tamanho da mesa de centro, ou seja, quanto mais alta ela for menor será a circulação e quanto mais baixa ela for, maior será a circulação. Para ajudar, a circulação mínima entre sofá e mesa de centro é 35cm.

Se tiver poltrona a distância entre a mesa de centro vai ser a mesma do caso à cima.

Entre mesa de centro e rack, deixar, no mínimo, de 50cm a 60cm.




COZINHA

A cozinha, por ser área de trabalho, precisa ter uma circulação maior, pois nela temos que abrir portas e geralmente, tem mais de uma pessoa na cozinha. Sendo assim, é bom considerar uma circulação de 1,20m




BANHEIRO


A circulação do box do banheiro deve ter no mínimo de 90cm que é um espaço bom para poder abrir os braço para lavar a cabeça, por exemplo.

Como a bacia sanitária, geralmente, é a maior peça (de profundidade) do banheiro, o espaço de circulação é medido a partir dela, que no caso, é de 60cm para mais.

A circulação entre bancada e porta seria ideal se fosse o tamanho da abertura da porta+espaço de uma pessoa na frente da bancada. Mas, nos casos de banheiros pequenos, podemos considerar que a porta não precisa ser aberta com a pessoa entre bancada e porta e sim, pode ser aberta com a pessoa na lateral da porta. Sendo assim, a circulação entre bancada e porta é apenas a mesma medida da porta.




Essas são as medidas principais que podem ser para mais ou para menos dependendo do tipo de móvel que terá no ambiente.

E se for para cadeirante, essas medidas mudam. A circulação que é de 60cm passa a ser 90cm e as portas precisam ter no mínimo 90cm

Sabiam dessas dicas, tem muito mais sobre ergonomia rs.

Os posts de Segunda-feira serão sobre dicas de decoração

Beijo

2 comentários: